domingo, 26 de dezembro de 2010

Rodando testes offline com Selenium e Firefox

O Firefox tem um curioso "recurso" que consiste em colocar o browser em modo "offline" quando o computador se desconecta da rede. Isto se torna um pequeno estorvo quando, por exemplo, se está fora da rede e acessando uma aplicação web local e acaba sendo necessário desmarcar a opção "Work offline". Enfim, todo mundo que usa Firefox e desenvolve para a web já deve ter passado por isto. Até aí, nada demais. O "pequeno estorvo", porém, torna-se um problema real quando se utiliza Selenium com Firefox com o computador desconectado. Aparentemente, isto aqui resolve o problema, que também é possível de ser resolvido manualmente a partir da versão 3.6 do Firefox setando uma variável oculta no Firefox, mas acabaria caindo no antipadrão "works-on-my-machine", pois apenas o meu Firefox funcionaria offline, quando o correto seria que qualquer máquina que rodasse as specs do projeto pudesse fazê-lo sem atropelos.

Tive este problema inicialmente com o Capybara (Ruby) e uma boa alma já havia postado a solução, reproduzida abaixo, que utiliza a API do Capybara para definir a variável network.manage-offline-status, a tal "variável oculta" que citei no parágrafo anterior.

class Capybara::Driver::Selenium
def self.driver
unless @driver
profile = Selenium::WebDriver::Firefox::Profile.new
profile['network.manage-offline-status'] = false
@driver = Selenium::WebDriver.for :firefox, :profile => profile
at_exit do
@driver.quit
end
end
@driver
end
end

Para aplicações Python, há até pouco tempo não tínhamos algo como o Capybara, até que outro grupo de boas almas, o Cobrateam, formado pelos ex-colegas de NSI Hugo Lopes e Gustavo Rezende e mais alguns membros da Globo.com, decidiram fazer algo semelhamnte para Python, o Splinter. Apesar de ser um projeto bastante recente, o Splinter já é um ótimo substituto para boa parte das tarefas do dia-a-dia de quem escreve testes de aceitação. Porém, o Splinter não possui uma API para acessar detalhes e/ou configurar o browser utilizado. Assim, consegui resolver o problema fazendo um hack no Selenium.

from selenium.firefox.firefox_profile import FirefoxProfile
prefs = FirefoxProfile._get_webdriver_prefs()
prefs['network.manage-offline-status'] = 'false'
@staticmethod
def prefs_func():
return prefs
FirefoxProfile._get_webdriver_prefs = prefs_func

Por sinal, o Splinter é um projeto muito legal, vale a pena dar uma olhada e ajudar, nem que seja só falando bem dele no seu blog, como eu fiz aqui :P Give back to open-source!

Update (05/01/2011, 13h50m): Francisco Souza abriu um issue no Splinter para uma API que possibilite customizar o perfil do Firefox no Webdriver, evitando - do ponto de vista do cliente do Splinter - o tipo de acesso de baixo nível mostrado aqui.

4 comentários:

Francisco Souza disse...

RÁ! :)

Resolveu meu problema que me impedia de hackear o splinter no meu notebook, apesar de eu também me meter a besta no cobrateam.

No meu caso, acontece que eu não me conecto à internet utilizando o network-manager, mas sim um gerenciador da minha placa wireless, desta forma, mesmo conectado à internet, o Firefox "acha" que estou offline e sempre inicia em modo offline, um saco! x)

Mas agora tudo funcionará, obrigado e parabéns =P

Rodrigo Manhães disse...

Muito bom saber que a parada foi útil pra mais alguém. Bons hacks aí no Splinter!

Francisco Souza disse...

Apenas para ficar registrado, na versão do Selenium que está no SVN, há um dicionário "prefs" na classe FirefoxProfile, então fica menos feio:

FirefoxProfile.prefs["network.manage-offline-status"] = "false"

:)

Rodrigo Manhães disse...

Assim fica muito melhor! Quando sair uma versão disso aí eu faço um update declarando a obsolescência do post.

Valeu o registro!