terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Lá vou eu participar do meme de descrever o ambiente de trabalho em 7 itens:

Sistema Operacional


Sou um felicíssimo usuário do Ubuntu 10.10, sistema operacional que será trocado em breve, mais precisamente em abril deste ano, pelo Ubuntu 11.04.

Editor


Eclipse Helios para Java. GEdit - devidamente tunado por gedit-plugins, gmate e Batraquio - para todo o resto. Por "todo o resto" entenda-se mais de 95% do meu tempo atual, com Ruby, Python, JavaScript, HTML, HAML, CSS, LaTeX, RST, markdown, plain text e o que mais vier. Este texto, por sinal, está sendo escrito no GEdit. Hoje mesmo foi levantada uma discussão acerca de debugging na lista de discussão do (glorioso) NSI. Bom, não há maneira mais, digamos, técnica de dizer isto, mas a verdade é que debugging simplesmente não me faz falta na imensa maioria das situações. Na minoria, coisas como o pdb do Python atendem muito bem. TDD e passos de bebê também são de grande ajuda para não se necessitar de IDEs superpoderosas.

Terminal


O terminal é onde passo boa parte do tempo, então ele precisa de duas coisas, ser eficiente e bonito. A eficiência do terminal é item de série (Linux rulz!) e a beleza é garantida por um fundo semitransparente, um esquema de cores esperto e a belíssima fonte Monaco (a única coisa que eu tinha inveja do Mac!).

Além disto, uso algumas conveniências no prompt, como: mostrar informações do Git caso o diretório corrente seja um repositório; mostrar a versão e a gemset do RVM sendo utilizadas correntemente, caso exista alguma; e o Python virtual do virtualenvwrapper sendo utilizado, também caso exista.

Browser


Firefox, Chrome, Opera para validar layouts, Seamonkey para a maioria do lixo que "só funciona no IE", Firefox (com Firebug e Web Developer) para todo o resto. Atualmente, eu não preciso validar layouts no IE, portanto não tenho configuração para isto.

Software


TweetDeck, Exaile, K3B, Gimp, Skype, Google Talk, VLC. Por sinal, procuro um bom cliente Twitter que não use Adobe Air, que não exija o Chrome e que não seja o Echofon. Sugestões?

Código-fonte


Git, óbvio. E Subversion para projetos que ainda o utilizam.

Música


Uso o Exaile como player, sempre com fone de ouvido, e - se eu não estiver sozinho - com um dos fones um pouco fora do ouvido para sacar o ambiente e ouvir as conversas. Normalmente escuto música brasileira (rock, indie, regional), metal (grindcore, death metal, crossover, hardcore) e coisas estranhas em geral (experimental, math metal, misturebas e por aí vai). Não ouço música, porém, o tempo inteiro. Ouvir ou não e, quando ouço, o tipo de música, dependem do tipo de trabalho, do meu grau de concentração no momento e do ambiente.


E você, fala um pouco do seu ambiente aí!

2 comentários:

Rômulo Machado disse...

Por sinal, procuro um bom cliente Twitter que não use Adobe Air, que não exija o Chrome e que não seja o Echofon. Sugestões?

- Gwibber do Ubuntu, ouvi bons comentários sobre ele, mas ainda uso o TweetDeck.

Rodrigo Manhães disse...

Valeu a sugestão! De início, gostei do Gwibber, vou avaliar melhor aqui, valeu!