quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Agilismo em perigo?

Há poucos dias James Shore, um dos grandes nomes do agilismo mundial (autor do ótimo The Art of Agile Development), escreveu um polêmico post em seu blog, chamado "The Decline and Fall of Agile" e suscitou um monte de polêmica. Eu concordo com o que ele escreveu em praticamente tudo.

Meses atrás, o Ivan Sanchez havia levantado, ainda que de modo menos incisivo, a mesma coisa em seu blog em português. Hoje, ele voltou a postar reivindicando o pioneirismo e reafirmando suas posições. Neste post há também links para a repercussão do artigo do Shore na blogosfera brasileira. Aliás, o post também traz a promessa de se manter atualizado quanto aos links para a repercussão, portanto fique de olho.

O Uncle Bob (Robert C. Martin) também se manifestou a respeito, discordando em certa medida das posições de Shore.

Pessoalmente, tendo a concordar com o Shore. A culpa não é do Scrum, certamente. Mas agilismo é como uma faca: é um excelente instrumento, mas não é bom que fique nas mãos de crianças nem de psicopatas. O problema é que Scrum, por ser fácil de compreender e ter forte apelo gerencial, tem sido vendido e comprado por crianças (sem avisar que elas deveriam crescer antes de utilizar) e psicopatas (sem um devido tratamento psiquiátrico). E aí não há boa vontade que impeça a faca ágil de fazer o que não deveria: mutilar o próprio usuário e qualquer um que esteja por perto.