segunda-feira, 24 de maio de 2010

1º NSI Tech Talks: um balanço

Na tarde do dia 30/04/2010, ocorreu o 1º NSI Tech Talks, um evento mensal sobre tecnologia organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Informação (NSI) do Instituto Federal Fluminense (IFF).

O evento foi pensado inicialmente como uma espécie de workshop interno (nossa equipe tem cerca de 30 pessoas distribuídas em diversos projetos), mas acabamos por decidir fazer um evento aberto. No núcleo temos desde pesquisadores doutores até alunos de curso técnico, todos abrangendo um leque bastante amplo de habilidades e conhecimentos.

A primeira edição foi organizada em pouco mais de uma semana e, por consequência, não foi tão divulgada como deveria, mas mesmo assim houve público em um bom número.

Na apresentação "OpenOffice: Dominando a Fera com Python", Gabriel Monnerat mostrou em detalhes como o Python é usado para realizar a automação do OpenOffice.org, com o projeto OOOD, criado pelo próprio em uma parceria do NSI com a empresa francesa NEXEDI, utilizado principalmente para conversão de documentos e como resolver questões de escalabilidade, concorrência e como contornar instabilidades do OpenOffice.

Na segunda apresentação do dia, "Collaborative Coding: Git+Github", Hugo Lopes Tavares explicou como funcionam os sistemas de controle de versão, mostrando as diferenças entre VCS centralizados e distribuídos e expôs o funcionamento do Git, um dos mais modernos e eficientes DVCS disponíveis, e mostrou como o Github pode tornar simples e eficiente o compartilhamento de código e o desenvolvimento colaborativo de software livre.

Para as próximas edições já estão agendadas palestras com temas como manipulação de vídeo com gstreamer e Python, lean thinking aplicado ao desenvolvimento de software, clean code e qualidade de código, heurísticas para extração de frames significativos em videos, análise de licenças para software livre, o framework web Grok, técnicas para criação de DSLs em Python e integração contínua.

Pretendíamos disponibilizar os vídeos das apresentações, mas muito infelizmente tivemos um problema com o som dos vídeos e até agora não conseguimos resolver. Caso haja alguma novidade em relação aos vídeos, posto aqui. Também infelizmente, confiamos demais nos vídeos e - adivinhe! - não tiramos fotos.

Enfim, o 1º NSI Tech Talks, a meu ver - mas sou suspeito para falar, claro! - foi, exceto em termos de registro, um sucesso e só tende a melhorar. É um evento muito interessante, de palestras com um nível técnico bem mais alto do que se costuma encontrar, e uma ótima fonte para quem se interessar em questões atuais sobre desenvolvimento de software.

O evento possui um site (sim, nós temos que melhorá-lo), onde serão divulgadas as novas edições.

A segunda edição já está marcada para a próxima segunda-feira, 31/05/2010, às 15 horas, no auditório Reginaldo Rangel, no Instituto Federal Fluminense (antigo Cefet) em Campos/RJ.